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Dançando e transformando vidas... Uma viagem 

através dos olhos dos pais de alunos de dança moderna

Bailando y transformando vidas... um viaje a través de los ojos de los padres de alumnos de danza moderna

 

Lazer e Educação, Natureza e Cultura

Departamento de Pós Graduação da Educação Física

UNESP – Rio Claro – SP

(Brasil)

Caroline de Miranda Borges

Carmen Maria Aguiar

carol_line.miranda@yahoo.com.br

 

 

 

Resumo

          Com a experiência de seis anos como professora de dança moderna tive a prova maior de que a cultura e a educação pressupõem responsabilidades fundamentais do Estado, Município, da Federação mais principalmente da nossa comunidade, que a partir de uma ação voluntária e simples pode ser capaz de transformar vidas e obter resultados concretos, fundamentados em saúde e bem estar social. Não atingimos apenas as crianças, mas envolvemos famílias, escola e comunidade em um limite de atuação muito maior que a sala de aula.

          Nota-se que o homem moderno precisa entender que as coisas que considera perda de tempo são, na verdade, um ganho real. Ganha tempo de vida quando em uma aula de dança você consegue expor seus sentimentos, existe esse momento de imersão no movimento que isola a pessoa do resto do universo, afastam os problemas, as angústias, os medos e direciona o indivíduo a um repouso mental em busca de um equilíbrio, além dos ganhos fisiológicos do desenvolvimento do aparelho cardiovascular. Quanto mais você estiver envolvido com o seu corpo físico, mais está relaxando seu corpo mental e desenvolvendo seu corpo emocional e espiritual.

          Unitermos: Dança moderna. Alunos. Pais

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 134 - Julio de 2009

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    Há seis anos que desenvolvo um trabalho de aulas de dança moderna em uma escola municipal e tenho como registro das atividades depoimentos, fotos e narrativas de alunos, pais e mestres que partilham desse trabalho e que agora deixo como registro para ajudar pais de crianças que possuem problemas com seus filhos nas áreas de relacionamento social, agressividade, problemas físicos e psicológicos que podem ser amenizados e desaparecem com a prática da dança.

Formatura 1º ano – 2003 – Escola Estadual Monsenhor Martins – Rio Claro - SP

    Toda aula é focada na necessidade de brincar, de vencer seus limites e medos. Toda criança gosta de desafios a partir do momento que sabem que pode vencê-los. A função do professor nessa atividade é destacar os pontos fortes da criança e colocá-los em evidência, isso irá fortalecer sua auto estima criando maiores possibilidades de vitória.

    A aula se desenrola com a participação efetiva do professor, que passa a ser referência e modelo para as crianças, por isso a sua postura, sua forma de falar, sua atitude, sua forma de vestir e seu amor para com todos disseminam organização, segurança, educação, limite e controle. Usar de palavras adequadas ao meio infanto-juvenil e de atitudes moderadas ajuda a manter a ordem e o respeito mútuo.

    È de grande importância fazer com que os pais sejam responsáveis pela presença da criança e participativos nas apresentações do grupo isso resulta em relacionamentos familiares mais sólidos, seguros e felizes.

    Segundo depoimentos de pais de alunos:

    “... eu não conhecia a minha própria filha, não entendia porque ela chorara tanto antes de fazer o balé, agora ela é uma criança feliz, segura e muito desinibida...”

    “... meu filho era muito miúdo, tomava remédios para desmaios e febre agora é um menino muito esperto, ativo, alegre, não vai mais ao médico com freqüência e não reclama mais de dores no corpo...”

    “... minha filha é outra criança, amadureceu, aprendeu a trabalhar em grupo, a obedecer a regras, depois de emagrecer 10 quilos e crescer 15 cm em 10 meses tornou-se uma criança participativa, comunicativa, alegre e minha relação com ela hoje é muito mais saudável...”

    “... minha filha era uma criança deprimida, chorava com facilidade, não fazia amizade facilmente, era muito tímida e depois que iniciou o balé passou a ficar mais falante, mais feliz, emagreceu 5 quilos, cresceu 10 cm, na escola ficou popular, sua auto estima melhorou. Ia ao médico duas vezes ao mês agora só vai uma vez ao ano para controle dos triglicerídeos que atualmente está normalizado...”

    Todos os pais destacaram melhorias em suas crianças com relação à parte física, escolar e psicológica onde se pode analisar através do gráfico a seguir:

    Neste gráfico foram pesquisadas 30 crianças, com idade escolar de 7 a 15 anos, em entrevistas com pais ou responsável e foram relatadas grandes melhorias, na parte física, motora, postural, comportamental, psicológica e de relações humanas e sociais.

    Com esse projeto tive a prova maior de que a cultura e a educação pressupõem responsabilidades fundamentais do Estado, Município, da Federação mais principalmente da nossa comunidade, que a partir de uma ação voluntária e simples pode ser capaz de transformar vidas e obter resultados concretos, fundamentados em saúde e bem estar social. Não atingimos apenas as crianças, mas envolvemos famílias, escola e comunidade em um limite de atuação muito maior que a sala de aula.

    “Só o trabalho voluntário de cada um de nós, aliado à cultura, vai mudar a vida dos nossos jovens, pois apenas as aulas regulares de ensino fundamental não ajudam mais na formação de um cidadão consciente”. (Caminhos de Solidariedade – Editora Gente)

    Na experiência de deixar a responsabilidade de confeccionar as fantasias do balé para as mães dos alunos matriculados, disponibilizando aulas gratuitas de bordados, tinturaria, costura e confecção de acessórios. Foi criado um vínculo harmonioso entre filho e mãe, sendo essa parte integrante principal do sucesso do projeto.

    O trabalho da auto-estima das mães vendo o resultado do seu trabalho na apresentação de palco do seu filho revela que aprender um novo ofício ou uma nova arte nunca é demais e pode tornar mais uma fonte de renda familiar.

Formatura do 2º ano – 2004 – As Fadas

    Aprendemos que:

    Sem sonhos a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto, foi o maior aventureiro da História. Já nasceu vencedor no ato de concepção da vida! (Augusto Cury – Você é Insubstituível – 2006).

    Na relação professor – aluno, tenho como objetivo corrigir a postura e realçar o corpo físico, mas a forma física perfeita é uma exceção, não uma regra. Através do alongamento todos nós podemos fazer mudanças positivas no corpo, tornando-os mais esguios e definindo a silhueta. A forma física é determinada por muitos fatores, tais como: tipo físico, gênero, concentração de gordura, tônus muscular e postura, de acordo com cada indivíduo. Ainda assim todas as pessoas sofrem pressão da mídia para se adaptarem a um estereótipo de beleza. (Maxine Tobias e John Patrick Sullivan – O Livro do Alongamento Completo – 1998).

    Os alongamentos utilizados nas minhas aulas de balé moderno têm por objetivo corrigir posturas e fortalecer a musculatura em desenvolvimento das crianças sem expô-las a lesões. Por isso todo o trabalho é realizado sem força, sem dor e com resultados muito positivos. Aplicamos técnicas de yoga, retirando dos exercícios a parte de insistência e enfatizando a parte de permanência em cada posição de alongamento. Todos esses efeitos, da prática do yoga nos exercícios de alongamento com as crianças, revelam a influência direta nos órgãos do corpo como músculos, articulações, ligamentos, vísceras, sistema nervoso autônomo e sistema nervoso central. Os resultados são: o melhor funcionamento do aparelho digestivo, do sistema urinário e excretor, do sistema nervoso central e autônomo. È fácil identificar esses resultados logo no início da aula quanto há a prática dos exercícios de aquecimento e logo aparecem crianças solicitando ir ao banheiro ou bocejando (indica relaxamento). Segundo Dr. M.L. Gharote o trabalho direto nos órgãos do corpo e com o sistema nervoso autônomo estão envolvidos na manutenção e promoção da saúde psicofísica e o trabalho com o sistema nervoso central governa o aspecto espiritual da personalidade. (Técnicas de Yoga – Phorte Editora – 2000).

    O trabalho desenvolvido na parte de expressão com as crianças é baseado nas técnicas de Laban, onde defendemos que os seres vivos lutam com seu meio ambiente, com coisas materiais, com outros seres e com seus próprios instintos, capacidades e estados de espírito; a estes conflitos, o homem acrescentou a luta pelos valores espirituais e morais. (Rudolf Laban – Domínio do Movimento – 1978) Desenvolvemos os valores morais, a educação, o respeito mútuo, a disciplina, a organização para o bem estar de todo o grupo, da sociedade em que vivemos e no meio familiar.

    Os pais notam logo a diferença de comportamento de seus filhos e nos procuram para salientar essa mudança e reportar de como estão felizes pelo resultado obtido já até observado pelos professores e amigos das crianças.

    “... nossa meu filho não fala mais palavrão e nem joga seus brinquedos como fazia antes, não preciso mandar fazer dever de casa e agora ele consegue brincar com outras crianças sem chorar e sem discutir...” Relato de uma mãe – 2008

    A participação dos pais dos alunos do balé sempre foi muito ativa e concreta e assim as mudanças no comportamento das crianças são observadas diariamente. Notar cedo as pequenas mudanças ajuda a adaptar melhor a criança para mudanças maiores que ocorrerão durante a vida. (Spencer Johnson, M.D. Quem Mexeu no meu Queijo, 2001)

    Nota-se que o homem moderno precisa entender que as coisas que considera perda de tempo são, na verdade, um ganho real. Em uma aula, por exemplo, se ganha tempo porque quando se expressa dançando você expõe seus sentimentos, existe esse momento de imersão no movimento que isola a pessoa do resto do universo, afasta os problemas, as angústias, os medos e direciona o indivíduo a um repouso mental em busca de um equilíbrio, além dos ganhos fisiológicos do desenvolvimento do aparelho cardiovascular. Quanto mais você estiver envolvido com o seu corpo físico, mais está relaxando seu corpo mental e desenvolvendo seus corpos emocionais e espirituais. (Nuno Cobra, A Semente da Vitória, SENAC - 2004).

Formatura do 3° ano – 2007 – Isso é o Funk

    Os resultados apresentados pelas crianças do balé em se tratando do corpo físico e mental comprovam que os estudos do interno e do externo para a terapia corporal estão interligados, não mais separados como até hoje vinha sendo estudado pela medicina, cuidando apenas dos sintomas. Nunca é tarde para começar, crianças com tratamentos de síndrome do pânico, desmaio febril, depressão, baixa imunidade, etc. tiveram grande melhora segundo relatos médicos e dos pais. Tornaram-se crianças alegres, saudáveis e muito ativas. A realidade mostra que o indivíduo procura primeiro uma melhor qualidade de vida pra ele e pra sua família. (Heloísa Bernardes, Chique é ser Saudável, 2003).

    Com os anos descobri nas crianças que a perda é o preço inevitável e doloroso do pedágio pago para a estrada do conhecimento. Na dança precisamos aprender a perder muitas coisas, tais como: medo, vergonha, insegurança, nossos limites, pois buscamos ultrapassar o normal, o lógico, o atingível para transformarmos em agentes disseminadores de alegria, poder e arte. Enquanto houver crianças alegres falando, floreando, fluindo e influindo no amor da humanidade ainda teremos esperança. Haverá vida pulsando por baixo do abismo da violência. (Artur da Távola – Do Amor Ensaio de Enigma – 1983).

    Os relatos dos pais quanto à diminuição das visitas ao médico nos mostra que a doença é um porrete que serve para chamar a atenção e informar que algo não está normal no nosso corpo. A partir do momento que a criança passa a fazer mais alongamentos, exercícios físicos coordenados, trabalhos cardiovasculares e relaxamentos seu organismo deixa de sinalizar. Isso é a criança fica mais saudável. (Daniel Goleman, A arte da Meditação, 1989).

    As reações diante das dificuldades variam de pessoa para pessoa. Tem criança que encara o desafio e faz têm outras que se retrai e diz não já antes de tentar. Precisa-se sobre tudo, ter consciência de que momentos difíceis exigem calma, tranqüilidade e serenidade para encararmos os obstáculos da nossa existência. Passar esse estado de espírito para o aluno é de grande importância, fazer e ultrapassar limites deve ser primeiro demonstrado como pelo professor indicando a técnica e o como fazer para depois solicitar do aluno uma tentativa. Atingir esse estado, no entanto, nem sempre é fácil. Um dos melhores métodos para alcançarmos à calma e a serenidade é a meditação e o relaxamento com visualização. (Janine Goossens, Beleza Um conjunto em harmonia, 2004).

Formatura do 5º ano – Dia das Crianças – Os Super Fantásticos - 2008

    No balé moderno uso dos princípios de Tao-Te King – O Livro do Caminho Perfeito que diz:

    “Planeja o difícil enquanto ainda é fácil, faz o que é grande enquanto ainda é pequeno. As coisas mais difíceis devem ser feitas enquanto ainda são fáceis, as maiores, enquanto ainda são pequenas. Por isso, o sábio nunca faz o que é grande, e é por este motivo que sempre alcança a grandeza.”

  • Fotos de Leoni do Prado - Cine Vídeo Produções

  • Alunos da Escola Municipal Monsenhor Martins - Rio Claro - São Paulo - Brasil

Referências

  • AGUIAR, C.M., Educação, Cultura e Criança, Ed. Papirus, Campinas-SP, 1994.

  • AGUIAR, C.M., Educação, Natureza e Cultura Um Modo de Ensinar, USP, 1998.

  • ALBUQUERQUE, L.M.B. Fragmentos para uma Sociologia do Corpo – Motriz, 2001

  • BERNARDES, H. Chique é ser saudável, HLB Editora, 2003.

  • COBRA, N. A Semente da Vitória, 67ª Edição, SENAC, 2004.

  • CURY, A. Você é insubstituível, Sextante, Rio de Janeiro, 2006.

  • CPqD & Telecon, Caminhos da Solidariedade, Gente, São Paulo, 2001

  • DA MATTA, R., Carnavais, Malandros e Heróis, Ed. Zahar, Rio de Janeiro-RJ, 1983.

  • GHAROTE,M.L. Yoga aplicada da teoria à prática, Phorte,São Paulo, 2002

  • GHAROTE, M.L. Técnicas de Yoga, Phorte, São Paulo, 2000

  • GOLEMAN, D. A Arte da Meditação, Sextante, 1999.

  • JANINE, G. Beleza um conjunto em harmonia, Harbra, São Paulo, 2004.

  • JOHNSON, S.M.D. Quem mexeu no meu queijo?,Record, Rio de Janeiro, 2001.

  • MAUSS, M. As Técnicas Corporais. Sociologia e Antropologia, São Paulo: EPU, 1974.

  • LABAN, R. Domínio do movimento, Summus Editorial, São Paulo, 1978.

  • QUEIROZ, R.S. As Invenções do Corpo: Modernidade e Contra modernidade, Motriz, 2001.

  • QUEIROZ, R.S. O Corpo do Brasileiro: Estudo de Estética e Beleza, São Paulo, SENAC, 2000.

  • SOUZA, M.I.G.M.V. A Dança (in) Dicionário Crítico do Lazer, (ORG), GOMES, C.L., Autentica, 2004.

  • TÁVOLA, A. da, Do Amor Ensaio de Enigma, Nova Fronteira, 1983.

  • TOBIAS, M., SULLIVAN, J.P. O Livro do alongamento completo, Manole, São Paulo, 1998.

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