efdeportes.com
Educação Física outdoor aplicada ao ensino médio:
movimento humano e consciência ambiental

 

 Professor Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR

(Brasil)

Jorge Dias Luz

jorge.j@bol.com.br

 

 

 

Resumo

          Em 2004 uma turma do ensino médio, recebe a proposta de realizar um cronograma de seis meses de aulas de Educação Física outdoor. As aulas de educação física realizaram-se em três ambientes pré determinados, campo aberto, piscina e bosque arborizado. As diretrizes das aulas praticas foram, estimular o desenvolvimento motor do aluno e ampliar sua relação com o meio ambiente.

         Unitermos: Atividade física orientada. Meio ambiente. Juventude.

 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 118 - Marzo de 2008

1 / 1

Considerações iniciais

    Tentando transpor a realidade indoor das aulas de educação física da maioria dos colégios brasileiros, buscou-se idealizar uma metodologia de trabalho que contemplasse atividades realizadas em diferentes ambientes e possibilitassem aliar movimento humano e preservação ambiental. Com objetivo de ampliar a gama de experiências motoras e despertar para uma consciência de preservação ambiental, em 2004 uma turma masculina de sétima serie do ensino médio do Colégio de Aplicação situado dentre do campus da Universidade Federal de Santa Catarina, recebe a proposta de realizar um cronograma de seis meses de aulas de Educação Física outdoor.

As atividades e a discussão reflexiva

    As aulas de educação física realizaram-se em três ambientes pré determinados, campo aberto, piscina e bosque arborizado. As diretrizes das aulas praticas foram, estimular o desenvolvimento motor do aluno e ampliar sua relação com o meio ambiente.

    As atividades eram elaboradas buscando diversidade na realização de movimentos, sem esquecer da necessidade de sentir o ambiente onde era realizada esta pratica. Assim, ao término de cada atividade prática eram propostas discussões reflexivas, onde o objetivo da aula era exposto ao aluno e este era estimulado a discutir sobre o assunto. Os comentários gerados nas discussões reflexivas eram redigidos e guardados.

    Campo Aberto, neste ambiente pôde-se promover atividades em pequenos e grandes grupos, com diferentes implementos, procurando desfrutar da melhor forma o espaço físico. As aulas buscavam explorar todos os sentidos motores dos alunos e sua relação com o ambiente que o cerca.

    Piscina, neste meio liquido o aluno pôde experimentar uma gama enorme de movimentos e sensações, realizou-se atividades como: mergulho, natação, jogos com bola. Estas aulas tinham a função de relembrar aos alunos que iniciamos nossa vida envoltos em liquido e que o nosso corpo e o planeta são predominantemente compostos de água.

    Bosque Arborizado, os movimentos corporais neste ambiente são determinados pelo forma e percurso que se estabelece para percorrer dentre a vegetação, atividades como corrida de aventura, foram muito bem aceitas pelos alunos. O aluno pôde deparar-se para a flora e ampliar suas informações sobre a possibilidade de usufruir conscientemente da mesma.

Considerações finais

    Atividade física orientada, meio ambiente e juventude, esta foi a união perfeita para realização deste projeto. No decorrer das aulas notava-se empiricamente que os alunos criavam uma relação cada vez maior com o ambiente onde estavam inseridos, entretanto após a observação dos comentários gerados, teve-se a certeza que este projeto tinha despertado nos alunos um censo de preservação ambiental consciente.

    No termino de todas as atividades realizou-se uma última e importante discussão reflexiva naquele grupo, relembrando todas as atividades e os ambientes experimentados. Quando os alunos foram indagados a responder se a preocupação com a conservação e utilização consciente do meio ambiente neles tinha sido despertada ou intensificada, os mesmos relataram, que as aulas de educação física e as discussões realizadas haviam estreitado suas relações com o meio ambiente, concluindo assim, que o projeto cumpriu com seu objetivo. Demonstrando que esta proposta é possível e ao mesmo tempo necessária, devido ao estado precário como encontram-se os recurso naturais atualmente.

Bibliografias de apoio

  • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo, SP: Cortez, 1992.

  • FREIRE, J. B. Educação do corpo inteiro. São Paulo: Sciopione, 1989.

  • FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Google
Web EFDeportes.com

revista digital · Año 12 · N° 118 | Buenos Aires, Marzo 2008  
© 1997-2008 Derechos reservados