efdeportes.com
Impacto no eixo ântero-posterior no chute
bandal tchagui do taekwondo

   
* Profa. Ms. Departamento de Educação Física - UFSC.
** Acadêmicos Educação Física - UFSC.
*** Bolsista PIBIC/CNPq.
(Brasil)
 
 
Audrey Cristine Esteves*  
André da Silva Nascimento**  
Fernando Denez Moreira**  
Diogo Cunha dos Reis***
audrey_cris@yahoo.com.br
 

 

 

 

 
Resumo
     Este estudo é caracterizado como sendo exploratório e de caso único, tendo como objetivo identificar os impacto do chute Bandal Tchagui do Taekwondo. O sujeito da pesquisa foi um indivíduo do sexo masculino com 24 anos, massa corporal de 80kg, estatura de 1,80m, faixa preta 2° Dan, praticante da modalidade há 11 anos e competidor a 10 anos. Para a mensuração do impacto foi utilizado um acelerômetro triaxial, acoplado a um sistema de aquisição de dados. Foram realizadas 4 séries de dez chutes laterais à média altura contra o alvo, com uma freqüência de aquisição de 5000Hz e tempo total de aquisição de 5s, com intervalo entre as séries de 30min para descanso do atleta. Os resultados apresentaram em média o valor de 334,88± 64,66g no sentido do eixo antero-posterior ao pé no momento do chute. Assim, conclui-se que em função da grande repetibilidade e dos altos valores de impacto nos chutes, a estrutura do pé torna-se mais suscetível a lesões.
    Unitermos: Impacto. Chute. Taekwondo. Acelerometria.
 
Abstract
     This study is characterized as being of speculation and the one, having as objective to identify of impact of the Bandal Tchagui kick of Taekwondo. The person of the research is of the masculine sex, 24 years, 80 kg of corporal mass, stature of 1,80 m, black band, second dan, practitioner of the modality has 11 years and competitor has 10 years. For measurement of the impact was used one triaxial accelerometer connected to a system of data acquisition. Four series of 10 lateral kicks had been carried through to average height against the target, with a frequency of acquisition of 5.000 Hz, and total time of acquisition of 5 seconds with interval of 30 minutes between the series to rest of the athlete. The results had presented in average the value of 334,88± 64,66g in the direction of the antero-posterior axle to the foot at the moment of the kick. Thus, it concludes that in function of the great repeatability and the high values of impact in the kicks, the structure of the foot becomes more susceptible to the injuries.
    Keywords: Impact. Kicking. Taekwondo. Accelerometry.
 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104 - Enero de 2007

1 / 1

Introdução

    O Taekwondo surgiu na Coréia há aproximadamente 2000 anos (Lee, 1978). Desde sua origem até hoje, passou por inúmeras transformações deixando de ser apenas arte marcial para tornar-se esporte de competição.

    Essa arte apresenta mais de duas mil técnicas, com predomínio de 70% destas constando de chutes. Dentre a variedade de chutes, um dos mais utilizados é o Bandal Tchagui, que consiste em um chute lateral, com rotação do quadril e projeção do tronco em direção do adversário, utilizando o peito do pé para a realização do contato.

    O pé é uma estrutura frágil em relação a impactos e inicialmente não foi feito para chutar, por isso a maioria das lesões no Taekwondo acontecem no pé. As repetições desses impactos em sessões de treino ou em competições expõem os biomateriais a traumas repetitivos.

    O Impacto é conceitualmente definido como uma simples colisão entre duas massas, onde a primeira está em movimentos e a segunda pode estar em movimento ou em repouso (Harris e Crede 1976).

    Os efeitos dos impactos, os quais envolvem mudanças na velocidade do corpo, em um curto período de tempo, de acordo com Meydan (1997), podem ser medidos em termos de deslocamento e suas derivadas. Esses impactos são compostos por ondas de choque que possuem altas freqüências e amplitudes.

    As solicitações físicas específicas de cada modalidade esportiva, bem como a influência do meio, no caso de esportes caracterizados de destrezas abertas (esportes de contato), geram lesões características, como é o caso das lesões mais freqüentes em nível de membros inferiores (joelho e tornozelo) no futebol.

    O Taekwondo como esporte de combate, exige do atleta uma preparação para suportar altas cargas de trabalho, exigindo especialmente potência, resistência e eficácia dos sistemas energéticos, pois este desporto caracteriza-se por cargas acíclicas dependentes do adversário (Castañeda, 2005). A quantidade e a freqüência desses impactos provocam lesões aos biomateriais.

    Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi identificar o impacto no eixo de ação do pé durante a execução do chute Bandal Tchagui do Taekwondo. A escolha do eixo justifica-se por ser esta a de maior exposição ao impacto, visto que o chute é realizado lateralmente e o ponto de toque é a região dorsal do pé. O fato da realização com sujeito único deve-se ao fato de ser de cunho exploratório e visar a verificação do comportamento do impacto na estrutura do pé.


Materiais e métodos

    Este estudo é caracterizado como sendo exploratório e de caso único. O sujeito da pesquisa foi um indivíduo do sexo masculino com 24 anos, massa corporal de 80kg, estatura de 1,80m, faixa preta 2° Dan, praticante de Taekwondo há 11 anos, competidor da modalidade há 10 anos.

    A pesquisa foi realizada no Laboratório de Biomecânica do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Para a mensuração das magnitudes de impacto foi utilizado um acelerômetro triaxial do Tipo 4321, da Brüel & Kjaer®, acoplado a um sistema de aquisição de dados. O acelerômetro foi fixado com fita adesiva e faixas extensoras na parte posterior do tornozelo a dois centímetros proximais ao maléolo medial direito, impedindo deslizamento ente o instrumento e a superfície de contato. O alvo foi fixado no membro superior de outro participante e constou de um escudo protetor de treinamento com espuma, revestido por napa.

    Os sinais elétricos gerados no acelerômetro (em mV) pelo impacto do pé com o escudo foram enviados aos pré-amplificadores e para uma placa de aquisição de dados multicanal CIO-DAS 16/1600 que compreende 16 canais absolutos ou 8 canais diferenciais, com conversor analógico de 12 bites com um limite de tensão de entrada de ±10V, da Computer BoardTM, onde foram processados e gravados no software SAD32®. O valor utilizado de atenuação no pré-amplificador (0,1mV), indica o fator de correção de multiplicação do sinal. Esse fator de correção evitou a saturação do sinal. Os sinais ainda foram divididos por 9,81m/s2 para serem transformados em unidades de aceleração da gravidade (g).

    Os valores para os cálculos da magnitude dos impactos foram obtidos nos picos das curvas, onde o critério adotado foi à magnitude do pico maior.

    Foram realizadas 4 séries de dez chutes laterais à média altura contra o alvo, com uma freqüência de aquisição de 5000 Hz e tempo total de aquisição de 5 s e intervalo entre as séries de 30 minutos para descanso do atleta.

    O projeto desta pesquisa obteve aprovação do comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2005, quando este foi submetido.

    Os dados foram trabalhados utilizando estatística descritiva em termos média, desvio padrão e coeficiente de variação, visto que visa apenas descrição dos valoers de impactos no referido eixo.


Resultados e discussão

    A tabela expressa o resultado do impacto no eixo de maior propagação da força.

    Os resultados apresentaram em média o valor 334,88g de no sentido do eixo antero-posterior (y) ao pé no momento do chute. Relacionando com o percentual de lesões de membros inferiores que acometem atletas de Taekwondo (56% dos casos), sendo que 21% destes ocorrem na estrutura dos pés, os valores de impactos são considerados elevados, agravando-se ainda mais em função do grande número de repetições em curto espaço de tempo.

    Outro fator importante é o intervalo de duração desses impactos que ocorrem em um tempo relativamente curto e segundo Sidthilaw (1997), poderiam facilmente acarretar fraturas nos ossos. Santos (2003) afirma que os impactos provenientes das quedas no Judô apresentam altos valores nos segmentos corporais, indicando que a prática periódica leva a lesões cumulativas.

    Sidthilaw (1997), em análise dinâmica de chutes verificou que os maiores picos de força e impulso foram obtidos em chutes de média altura, atingindo valores de 14000N. Os chutes aqui analisados apresentam as mesmas características, resultando em altos valores de força e impulso/impacto.

    De acordo com dados informados pelo atleta, a média de execução de chutes nas sessões de treinamento varia de 150 a 300 repetições, podendo este número variar de acordo com o período de treinamento. Essa repetibilidade expõe o biomaterial a um processo de fadiga intenso, impedindo sua completa recuperação.

    Verifica-se que há uma variabilidade média nos valores de impacto dos chutes, indicando que o atleta possui boa técnica conseguindo manter o padrão de movimento, entretanto a variação da intensidade pode estar relacionada principalmente à execução serial dos chutes e também à realização dos mesmos fora de situação habitual.


Conclusão

    Com relação aos resultados obtidos, pode-se concluir que em função da grande repetibilidade e dos altos valores de impacto nos chutes, a estrutura do pé torna-se suscetível a lesões.

    Diante da escassez de estudos mensurando o impacto proveniente da prática esportiva, existe a necessidade de se conhecer as forças envolvidas principalmente nas artes marciais, em função da presença de golpes resultantes de movimentos em alta velocidade e em curtos intervalos de tempo.


Referências bibliográficas

  • Lee, W. J. Aprenda Taekwondo. Editora Brasil-America (EBAL) S. A. Rio de Janeiro 1978.

  • Meydan, T. Recent trends in linear and angular accelerometers. Sensors and Actuators. N. 59, p. 43-50, 1997.

  • Harris, C. M.; Crede, C. E.: Introduction to the handbook. HARRIS, C. M.; CREDE, C. E. (Orgs). Shock & Vibration Handbook. 2ª ed. New York: McGraw - Hill Book Company, 1976. Cap. 1. p. 1-25.

  • Castañeda, P. E. G. Perspectivas del taekwondo del continente americano rumbo a Beijing 2008. Disponivel em: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires 10 - n° 88, 2005.

  • Sidthilaw, S. Kinetic and kinematic analysis of Thai boxing roundhouse kicks. Ph. D. University of Oregon, 1997. Abstract. Disponível em: http://www.cev.org/biblioteca/index.html Acesso em: agosto de 2005.

  • Santos S. G. dos. Estudo das características de impacto e da percepção humana de conforto na prática de "Ukemis" em diferentes "tatamis" . Florianópolis: UFSC. 2003. 169P. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas). Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Google
Web EFDeportes.com

revista digital · Año 11 · N° 104 | Buenos Aires, Enero 2007  
© 1997-2007 Derechos reservados