efdeportes.com

Como e porque se planejar: um 

estudo a cerca da Educação Física Escolar

Cómo y por qué planificar: un estudio sobre la Educación Física Escolar

 

*Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física

Universidade Vale do Acaraú (UVA) – Santana/AP

**Professora da Universidade Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA)

Especialista em Lazer (UEPA)

Especialista em Docência na Educação Superior (UEPA)

(Brasil)

Alessandra Moraes Maciel*

alessandramaciel465@gmail.com

Dilene Carvalho Pires*

dilene08@bol.com.br

Enne Arianne Silva*

fonsecaareannesilva@bol.com.br

Jéssica Da Costa Pacheco*

avril.fergie@hotmail.com

Layana Costa Ribeiro Cardoso**

layanacardoso@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O estudo em questão foi elaborado através de uma pesquisa em forma de questionário com professores de Educação Física da rede Municipal, Estadual e Privada do Município de Santana- AP. Onde os entrevistados afirmam que o planejamento é de suma importância na unidade escolar. No planejamento pedagógico dentro do contexto escolar voltado para a Educação Física, os professores enfrentam uma serie de dificuldades, tanto na elaboração como na execução de um bom planejamento, entretanto os mesmos não têm incentivos da coordenação pedagógica para que o seu planejamento venha a ser discutido com as demais matérias dentro da semana pedagógica, mais isso não pode ser motivo de desmotivação para o professor na elaboração do plano escolar.

          Unitermos: Planejamento. Coordenação. Professor.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O planejamento está presente em todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. O mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

    Portanto o planejamento e de fundamental importância para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, planejar é elaborar, estabelecer metas, para o seu objetivo estabelecido. Na educação à didática é necessário para o professor conhecer as mais eficientes formas para promover o ensino-aprendizagem de maneira completa, complexa e lúdica, além de colocar em evidencia as diferenças culturais, corporais e sociais da população.

    Especificamente falando do planejamento escolar em Educação Física podemos dizer que o profissional da área precisa e deve saber se organizar, para que se possa trabalhar com consciência, respeito, comprometimento não só para com os seus colegas da área mais também com coordenadores pedagógicos.

    O planejamento num primeiro momento deveria ser pensado pelo professor com seus alunos e, num segundo momento deveria ser discutido e analisado por todos os professores e setores pedagógicos da escola. E, por fim replanejado pelo professor com seus alunos, que são os que vão tomar as decisões finais sobre o plano (MENEGOLLA, 2010).

2.     Desenvolvimento

    Sabemos que o planejamento é essencial em nossas vidas, não só para educação escolar, como para o planejamento familiar, orçamentário etc. Na educação física em especial é o assunto que vamos tratar em nosso artigo a qual é a importância do planejamento para nossa disciplina.

    Podemos dizer que o profissional na área precisa e deve saber se organizar para que se possa trabalhar com consciência, respeito, comprometimento, não só para com seus alunos como também com os seus colegas, coordenadores pedagógicos buscando um ambiente mais satisfatório para ele e seus alunos.

    O profissional de educação física deve ser corajoso para intervir quando for preciso tomar decisões, mostrando que atitude justa não é significado de indiferença ou neutralidade. Solidário para quem necessita de mais atenção, com os seus alunos e colegas de trabalho. Sempre que possível esteja se reciclando se avaliando como educador. Busque sempre os seus direitos mais nunca se esqueça dos seus deveres.

    Através do planejamento, temos capacidade de desenvolver um documento para tirarmos duvidas de tarefas que já realizamos ou vamos realizar. Coloca em pratica o aprendizado estabelecido para o plano de aula para o ano letivo. Diante deste documento podemos nus organizar ou altera se necessário for. O beneficio desse material não é somente para o aluno: o professor deve usá-lo para analisar de que maneira e como ensinar e ter mais informações sobre o que a turma aprende.

    A Educação Física é uma disciplina que leva a aluno ao conhecimento do seu próprio corpo, as suas possibilidades e limitações, dentro do contexto escolar têm como objetivo despertar o vigor físico, a capacidade psicomotora e influência numa vida sadia. Entre tanto o planejamento vai dar uma direção obvia para que o professor ministre suas aulas.

    Os resultados apresentados foram feitos através de uma pesquisa com alguns professores de educação física da rede publica e privada, em que todos os professores entrevistados acham de suma importância fazer o planejamento em qualquer âmbito de trabalho, com a educação não é diferente todo educador deve fazê-lo e seguir um ordenamento contínuo e progressivo e, alguns professores dos quais no final do ano letivo chegam ao seu objetivo em até 90% e outros encontram dificuldades para desenvolver as suas atividades durante o ano letivo, devido os problemas encontrados no ambiente escolar, como por exemplo, falta de material e quadra.

    Em nosso Município de Santana-AP são poucas escolas que possuem quadra adequada para as aulas de educação física. Com isso os professores improvisam em seu pátio as suas atividades e com cuidado para não interromper as outras turmas em sala de aula.

3.     Conclusão

    Concluímos que o planejamento é essencial para o professor de educação física e também para os demais professores de outras disciplinas para elaborar, organizar as suas aulas. Com o planejamento o professor se organiza para traçar a melhor maneira para alcançar os seus objetivos. Só está faltando que as demais escolas que não tem as suas quadras sejam comtempladas, para que os profissionais de educação física também possam se adequar com os seus alunos da melhor maneira possível e realizar as suas aulas.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 157 | Buenos Aires, Junio de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados