efdeportes.com

Considerações sobre a participação da seleção brasileira na Copa 

do Mundo de 2010: relações sistêmicas e convergências midiáticas

Consideraciones sobre la participación de la selección brasilera en la Copa 

del Mundo de 2010: relaciones sistémicas y convergencias mediáticas

 

*Acadêmico do Curso de Educação Física / Bacharelado - UFSM

Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia/LACEM

**Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos – UFSM

Coordenador do LACEM, www.ufsm.br/lacem

(Brasil)

Heitor dos Santos Daronch*

hectordaronch@hotmail.com

Marcelo Freitas Prestes*

marcelofprestes@hotmail.com

Antonio Guilherme Schmitz Filho**

schmitzg@terra.com.br

Bhernard Mello Lopes Apratto*

apratto.sm@hotmail.com

Eduardo Mezomo Fantinel*

dudu_fantinel@hotmail.com

Lucas Petter Machado*

lucaspetter4@gmail.com

Rodrigo Mario Bortoluzzi*

digo_bortoluzzi@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O Projeto “Considerações Sobre a Participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010: relações sistêmicas e convergências midiáticas” visa o desenvolvimento de graus de autonomia na compreensão da relação entre o sistema midiático e o sistema esportivo, a partir da cobertura deste Mega Evento. A coleta de dados ocorreu através de cinco (05) frentes de investigação: Internet, Rádio, Televisão, Revistas Especializadas e Jornais. As frentes foram escolhidas na tentativa de se analisar os aspectos de convergência entre elas e a relação do sistema midiático como um todo, com a sociedade. A importância da compreensão dos fatos esportivos dispostos, fundamenta-se no processo de ensino-aprendizagem envolvido na constituição de cenários esportivos em diferentes níveis de produção e relação, tanto para o contexto teórico como para o prático. Para tanto, parte-se do pressuposto que para além da influência de um sistema sobre o outro, existe neste caso, uma relação de comprometimento que se acentua a cada nova edição da Copa do Mundo de Futebol.

          Unitermos: Análise. Futebol. Jornalismo. Copa do Mundo.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O futebol é a maior expressão popular dentro da cultura brasileira. Ao nascer, muitas crianças são estimuladas por seus pais a nos primeiros contatos com o universo do jogo. Como dito no slogan de uma das grandes empresas de material esportivo: “O Brasil não se explica se sente”. Meninos e meninas, antes mesmo de caminharem, chutam uma bola num processo de habituar interminável para o jogo.

    Com a globalização e o avanço tecnológico ocorrido nos últimos tempos, o sistema midiático adquiriu notoriedade na massificação e divulgação esportiva. O tempo familiar, outrora partilhado na geração de sentidos diversos, cedeu precioso espaço para os implementos tecnológicos e sua ação cotidiana na formação de juízos de valor para o jogo. A rede mundial de informação é abastecida sistematicamente por uma infinidade de fontes, a dependência sobre os acontecimentos mundiais demanda acesso e facilidade a boa informação.

    O entretenimento esportivo passou a ser uma das principais formas de manutenção financeira da indústria midiática. Programas esportivos e ganham cada vez mais espaços. O futebol, com toda sua projeção cultural e o seu peso de mercado, tornou-se o maior representante do sistema esportivo brasileiro. A cada nova participação do selecionado brasileiro em campeonatos mundiais, cria-se nova oportunidade diferenciada à discussão dos elementos que fomentam o universo esportivo em nossa cultura.

    Com isso, a presente investigação tem como propósito analisar e discutir os elementos que envolvem o universo esportivo relacionado à participação da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol 2010, no continente africano. Para tanto, parte-se do pressuposto de ampliar a compreensão da inter-relação que se estabelece entre os sistemas, midiático e esportivo, e como o comprometimento recíproco se estabelece entre eles no processo de ensino-aprendizagem no futebol.

2.     Objetivos

2.1.     Objetivo geral

    Desenvolver graus de autonomia, através da identificação e da análise referente aos diversos cenários produzidos sobre o fenômeno esportivo e sua realidade, sustentados na compreensão dos elementos que envolveram a cobertura da Copa do Mundo de Futebol de 2010.

2.2.     Objetivos específicos

  • Identificar os cenários determinados desde a participação brasileira na Copa de 2010, sob a ótica produtiva das diferentes plataformas midiáticas: Jornal, Rádio, Televisão, Revistas Especializadas e a Internet.

  • Assinalar peculiaridades à compreensão do jogo nos fatos analisados e relacioná-los com atuações práticas para os campos envolvidos: midiático e esportivo.

3.     Justificativa

    Um dos grandes problemas quando se fala de ensino esportivo, vincula-se à qualidade e veracidade da informação que é produzida. Por mais envolvente que seja essa informação, ela pode não ser clara o suficiente, ou ainda, pode não trazer os requisitos necessários para o entendimento das peculiaridades que envolvem determinada situação esportiva. E, em situações de processo de ensino-aprendizagem, qualquer informação equivocada interfere no desenvolvimento de autonomia sobre a noção do que é entendido como esporte.

    Partindo do pressuposto de que quem transmite informações está auxiliando as pessoas a resolverem suas dúvidas individuais ou coletivas, conclui-se, que quem transmite informação também educa as pessoas. Neste sentido, o sistema midiático torna-se grande protagonista no estabelecimento de juízos e comportamentos relacionados com o esporte e com a sua prática. Se a medida ou os pressupostos metodológicos do ensino esportivo seguirem as orientações midiáticas, muito provavelmente a sua legitimação nunca obterá sucesso. Ou seja, se a lógica midiática for preponderante à lógica educacional, o esporte perderá cada vez mais sua importância no processo de ensino e desenvolvimento social.

    A criação desse projeto de pesquisa permite discutir e analisar conhecimentos para intervir no processo educativo, no desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o fomento esportivo, mais especificadamente para o desenvolvimento de práticas que envolvam o ensino do futebol.

4.     Revisão de bibliografia

    O futebol, tão praticado e famoso nos dias atuais, tem seus primeiros registros como prática desportiva na Inglaterra, aproximadamente no ano de 1842, tendo como principal ambiente de prática as escolas inglesas. A primeira grande questão que gerou a sua criação foi diferenciação entre dois esportes distintos: o rúgbi e o futebol. Estudantes de escolas da cidade de Rúgbi definiram que para a prática do esporte poderia se utilizar tanto as mãos como os pés, e o objetivo seria chegar à meta da equipe adversária. Mas foi, na cidade de Cambridge, que os estudantes originaram um marco importante para a criação do futebol, onde ficou definido que só poderiam ser utilizados os pés na prática deste esporte. Foi, então, que ocorreu a divisão nas duas modalidades citadas anteriormente. A partir disso, surgem as primeiras regras como, por exemplo: a marcação de faltas, a troca de lado de campo nos intervalos e as cobranças de laterais.1

    O primeiro clube de futebol foi fundado em 1857, na Inglaterra, o Sheffield Club, que adota as regras iniciais criadas em Cambridge. Em 1871, foi realizada a primeira competição oficial de futebol: The Foot-Ball Association Cup, conhecida como FA Cup, e que até hoje é disputada, com o nome de Copa da Inglaterra, e tem como local de suas finais o Estádio de Wembley (Wembley Stadium), em Londres.

    Porém, foi no início do século XX que o futebol passou a ter uma organização internacional. No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federation International Footbaal Association), com a ideia de fortalecer as federações nacionais já existentes e promover uma união entre elas, no que diz respeito as suas decisões. Atualmente, a FIFA possui 208 confederações associadas, sendo a segunda instituição internacional com maior quantidade de membros filiados, ficando atrás apenas da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) que possui 212 membros.

    No ano de 1905, falou-se pela primeira vez em Copa do Mundo em um congresso da FIFA, mas nenhuma confederação nacional se inscreveu. Foi, então, que em 1930, realizou-se a primeira edição da principal competição do futebol mundial, no Uruguai, somente com países convidados e tendo como campeão o país sede. A partir da primeira edição da Copa do Mundo de Futebol, houve uma série de evoluções quanto a sua organização.2

    Desde a edição de 1998, a competição é disputada por 32 seleções, contando com um processo eliminatório para qualificação das equipes. O Brasil é o país com o maior número de conquistas, somando cinco, e será a sede da próxima edição da Copa, a ser realizada em 2014. A Copa do Mundo de Futebol de 2010, teve a Espanha como campeã, ao vencer a Holanda pelo placar de 1x0, na prorrogação, após empate de 0x0 no tempo normal. Essa conquista foi inédita para o selecionado espanhol, juntando-se ao seleto grupo de campeões mundiais de futebol.

    O Mundial da África do Sul, o primeiro realizado no continente africano, foi disputado por 32 seleções, divididas em oito grupos, com quatro equipes cada. O Brasil ficou na chave “G”, com Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. A equipe do técnico Dunga, na primeira fase, ganhou dos coreanos por 2 a 1, dos marfinenses por 3 a 1 e empatou em zero com os portugueses. Nas oitavas de final, o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 e caiu diante da Holanda, nas quartas de final, por 2 a 1.

    O período de realização da Copa do Mundo de Futebol traz consigo uma massiva cobertura dos meios de comunicação, onde o espetáculo esportivo toma conta do espaço midiático e acaba envolvendo de uma maneira ou outra a população mundial. No contexto brasileiro, esta cobertura torna-se ainda mais intensa devido ao fato da seleção brasileira ter participado de todas as edições da competição e comumente estar presente nas fases finais. Estes fatos aumentam a visão em relação à seleção nacional, como forma de notoriedade, o quê a coloca normalmente como uma das seleções favoritas ao título da competição.

    A partir disso, a mídia constrói um contexto restrito relacionado à Copa do Mundo. As informações aumentam de velocidade e ocorre também um aumento ainda maior na disputa pela audiência. Neste contexto, as transmissões televisivas contribuírem para um aumento ainda maior da cobertura da competição. A disputa torna-se um processo fora do normal e origina uma competição, onde a mídia utiliza-se formato vale-tudo para atingir o público. Dentro disso, o público acaba levado pelos interesses da mídia, principalmente no que diz respeito ao mercado capitalista, dificultando uma leitura própria dos acontecimentos da Copa do Mundo.

    É evidente, para aqueles que acompanham o futebol, fora do período da realização da competição, a utilização de uma construção crítica em relação a treinadores e jogadores da seleção brasileira. Este processo originou um tipo de “bula” jornalística, empregado a partir da conquista do mundial, em 1970, no México, pelo Brasil. A concepção criada sustenta a ideia de que o futebol, jogado pela seleção nacional, deve ser exuberante, artístico e imbatível. Percebe-se nitidamente o uso de críticas jornalísticas a todos os jogadores e técnicos envolvidos com a seleção brasileira, com a criação de rótulos, para aqueles que fogem ao ideal de futebol absoluto. Historicamente, a população brasileira serve-se destes rótulos criados pela mídia, em referência a jogadores e técnicos a serviço da seleção, podendo citar diversos exemplos, como: Toninho Cerezo e a turma de 82, Dunga e a geração de 90, Branco e as dúvidas em 94, a má campanha nas eliminatórias em 2002 comandados por Luiz Felipe Scolari, a badalação da seleção de Parreira em 2006 e o por fim na Copa de 2010, as duras críticas a Felipe Melo e ao então técnico Dunga.

    No que diz respeito à autonomia, o livro Pedagogia da autonomia, do autor Paulo Freire (1996), não traz uma sentido próprio de autonomia, mas pode-se concluir que na visão dele, é a capacidade e a liberdade do aprendiz de construir e reconstruir o que lhe é ensinado. Freire destaca a ideia de que o papel do professor não é o de transmitir o conhecimento, mas sim, criar possibilidades para que os alunos construam o conhecimento à sua maneira própria.3

    A partir da criação de um juízo em relação ao conhecimento desejado, o aluno pode constatar aquilo que realmente pode ser utilizado ou não, em suas vivências tanto no contexto teórico ou prático. Faz-se assim uma leitura ideal do conceito de autonomia.

5.     Metodologia

    A coleta de dados foi realizada no período que comporta a convocação final para a competição até a finalização da Copa do Mundo. Esse estudo abrangeu cinco frentes de coleta, que foram: rádio, televisão, internet, revistas e jornais, todos com suas especificidades e peculiaridades.

    Ainda no contexto metodológico, as perguntas que cercariam o problema foram:

  • A forma como o esporte é tratado pela mídia é diferente de como o futebol realmente acontece?

  • Quais os formatos das notícias esportivas relativas ao futebol?

  • Como as diferentes plataformas apresentam o futebol brasileiro em relação ao resto do mundo?

  • De que forma o desempenho da seleção brasileira serviu para construção da formação jornalístico-esportiva?

    Primeiramente, foram feitas as coletas relativas às plataformas midiáticas verificadas, análise das críticas a jogadores e técnico: a partir das críticas, analisou-se todo o universo esportivo e, a partir disso, foram selecionados os pontos mais representativos, ou seja, que causaram maior repercussão e polêmica. Foram eles:

  • Convocação para a Copa do Mundo e divulgação por parte da imprensa.

  • Isolamento da Seleção Brasileira em relação à imprensa e a torcida.

  • Destaque para a supremacia da defesa sobre o ataque (é a primeira vez que a defesa é mais festejada que o ataque).

  • A nova maneira de jogar da seleção: bola parada e contra-ataque ao invés de propor o jogo para o adversário.

  • A incógnita Kaká: A desconfiança em relação ao desempenho do camisa 10 da seleção brasileira.

    Posteriormente, foram analisadas as partidas disputas pela seleção brasileira na Copa de 2010 para verificar se as expectativas criadas pela mídia foram confirmadas.

  • 1º jogo: Brasil x Coréia do Norte –> Análise pré e pós-jogo.

  • 2º jogo: Brasil x Costa do Marfim –>Análise pré e pós-jogo.

  • 3º jogo: Brasil x Portugal –> Análise pré e pós-jogo.

  • Oitavas de final: Brasil x Chile –> Análise pré e pós-jogo.

  • Quartas de final: Brasil x Holanda –> Análise pré e pós-jogo

6.     Considerações preliminares

    A partir da coleta de dados, realizada durante o período da Copa do Mundo de Futebol de 2010, as análises iniciais apresentam um conjunto de fatores que compõe um campo empírico amplo referente ao futebol e a tudo que o envolve. Em um contexto preliminar a investigação gera novas possibilidades de compreender os elementos inerentes ao universo do jogo de futebol, na medida em que cinco (05) frentes diferenciadas de coleta agruparam uma série de dados significativos sobre a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010.

    Os grandes eventos esportivos possuem ampla cobertura nas diferentes plataformas midiáticas, o que contribui para a possibilidade de identificação dos diversos cenários produzidos no contexto da participação do selecionado nacional. As críticas referentes à comissão técnica e aos jogadores geram peculiaridades em relação à compreensão do jogo, o que suscita importantes premissas à revisão das atuações no campo prático, tanto no sistema midiático quanto no sistema esportivo.

    Desta forma, ao melhorar da compreensão dos elementos que fomentam o universo esportivo (nesse estudo representado pela Copa do Mundo de 2010), amplia-se o conhecimento relativo ao jogo e se desenvolve graus diferenciados para o desenvolvimento de autonomia, em relação à noção de jogo, que pode auxiliar na transmissão de informações e nos atributos indispensáveis relacionados ao processo de ensino-aprendizagem do futebol.

Notas

  1. KLEIN, M. A. O Almanaque do futebol brasileiro. Marco Aurélio Klein e Sergio Alfredo Audinino; Ilustrações Silvio J. Macedo, Holos Ball Press, Outline Design. São Paulo: Editora Escala, 1996.

  2. DUARTE, O. Enciclopédia – Todas as Copas do Mundo. Orlando Duarte. – São Paulo: MAKRON Books, 1998.

  3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996. 36ª Edição.

Referências bibliográficas

Livros e Artigos Científicos utilizados como referência

  • KLEIN, M. A. O Almanaque do futebol brasileiro / Marco Aurélio Klein e Sergio Alfredo Audinino; Ilustrações Silvio J. Macedo, Holos Ball Press, Outline Design. São Paulo : Editora Escala, 1996.

  • DUARTE, O. Enciclopédia – Todas as Copas do Mundo / Orlando Duarte. – São Paulo: MAKRON Books, 1998.

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996. 36ª Edição

  • KAUFMANN, M. C.; SCMITZ FILHO, A. G.; GASPARETTO, G. R. O Ensino Esportivo e a Necessidade de Análise da Influência Midiática: Considerações as Apreciações e Análises do Ataque no Futsal. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul/INTERCOM SUL. Novo Hamburgo, 2010.

  • MACHADO, B. S; SCHMITZ FILHO, A. G.; SANTOS, D. C. Perspectivas a Prática Esportiva Escolar: Considerações Acerca das Apreciações e Análises Sobre a Técnica do Futsal Midiatizado. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul/INTERCOM SUL. Novo Hamburgo, 2010.

  • SANTOS, D. C.; SCHMITZ FILHO, A. G.; KAUFMANN, M. C. A Defesa no Futsal: O Ensino Esportivo e a Necessidade de Análise da Influência Midiática. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul/INTERCOM SUL. Novo Hamburgo, 2010.

  • SCHMITZ FILHO, A. G. Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: Uma tentativa de análise crítica / Antonio Guilherme Schmitz Filho, Luiz Osório Cruz Portela – Bagé: URCAMP, 2000.

Emissoras de Televisão utilizadas para gravação de jogos

Rede Globo de Televisão:

  • Gravação da transmissão do primeiro jogo da fase de grupo Brasil e Coréia do Norte, em 15/06/10.

  • Gravação da transmissão do segundo jogo da fase de grupo Brasil e Costa do Marfim, em 20/06/10.

  • Gravação da transmissão do terceiro jogo da fase de grupo Portugal e Brasil, em 25/06/10.

  • Gravação da transmissão do jogo Brasil e Chile, pelas oitavas de final, em 28/07/10.

  • Gravação da transmissão do jogo Holanda e Brasil, pelas quarta de final, em 02/07/10.

Rede Bandeirantes de Televisão

  • Gravação da transmissão do primeiro jogo da fase de grupo Brasil e Coréia do Norte, em 15/06/10.

  • Gravação da transmissão do segundo jogo da fase de grupo Brasil e Costa do Marfim, em 20/06/10.

  • Gravação da transmissão do terceiro jogo da fase de grupo Portugal e Brasil, em 25/06/10.

  • Gravação da transmissão do jogo Brasil e Chile, pelas oitavas de final, em 28/07/10.

  • Gravação da transmissão do jogo Holanda e Brasil, pelas quartas de final, em 02/07/10.

Sites utilizados na investigação

  • Clic Esportes – Acessado às 23h44 – Link: http://wp.clicrbs.com.br/valetudo/2010/06/10/general-dunga/?topo=2,1,,,,2

  • Globoesporte.com – Acessado às 23:58 – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/imbativeis-sob-batuta-de-dunga-kaka-e-robinho-lutam-pelo-hexa.html

  • Jornal “Marca” – Espanha – Acessado dia 11/06, às 00h37 – Link: http://www.marca.com/2010/06/10/futbol/mundial_2010/selecciones/brasil/1276168657.html

  • Globoesporte.com – Acessado às 18:30 – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/daniel-alves-e-julio-baptista-se-estranham-no-final-do-treino-da-selecao.html

  • Globoesporte.com – Acessado às 18:36 – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/felipe-melo-minimiza-discussao-de-dani-alves-e-baptista-palhacada.html

  • Clic Esportes – Acessado às 14:44 – Link: http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-copa-do-mundo-2010,2935532,Dunga-fecha-treino-da-Selecao-pela-terceira-vez.html

  • Globoesporte.com – Acessado às 22:48 – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/tres-dias-depois-dani-alves-explica-lance-com-baptista-foi-normal.html

  • Jornal “Marca” – Espanha – Acessado às 23:30 – Link: http://www.marca.com/marcador/futbol/2010/mundial/1a_fase/jornada_1/grupo_g/bra_kon/

  • Clic Esportes – Acessado às 23:38 – Link: http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-copa-do-mundo-2010,2938115,Com-Kaka-sumido-um-inicio-constrangedor.html

  • Globoesporte.com – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/protagonista-da-era-dunga-robinho-vibra-com-bom-momento-na-selecao.html

  • Globoesporte.com – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/nilmar-reclama-de-retranca-mas-valoriza-numeros-da-selecao.html

  • Jornal “As” – Espanha – Link: http://www.as.com/futbol/articulo/samba-hierro/dasftb/20100628dasdasftb_79/Tes

  • Globoesporte.com – Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/06/juan-e-lucio-dividem-rotulo-de-melhores-do-mundo-com-o-elenco.html

Revistas utilizadas como referência

  • Revista Istoé, Copa 2010, N° Edição: 2117 | 03.Jun - 19:00 | Atualizado em 10.Jul.10 - 04:06

  • Revista Lance! 27 de maio de 2010, Dunga comparam ambiente da seleção ao de 1994.

  • Revista Placar, 28 de maio de 2010, Isolados e de costas para a torcida.

  • Revista dos Esportes, (AFP) Domingo 30 de maio de 2010, Nada de comodismo.

  • Revista Lance! 9 de junho de 2010, Robinho é advertido por Dunga por entrevistas.

  • Revista Veja, junho de 2010, Pela primeira vez a defesa é mais celebrada que o ataque.

  • Revista Placar 12/06, Com Dunga na marcação, Brasil aprimora tabelas e pontaria

  • Revista Placar 21/06, Após duas rodadas, Brasil e Argentina contrariam senso comum.

  • Revista Placar 12/06 , Com chute forte desde “magrelo”, Michel impressiona Robinho

  • Revista Lance! Publicada em 13/6/2010 às 9:31, Constrangido, assessor comunica mais um treino fechado

  • Revista Lance Net! Publicada em 19/6/2010 às 7:06, Seleção Brasileira sofre com dependência da lateral direita.

  • Revista Lance Net! Publicada em 19/6/2010 às 12:21, Irritado com divulgação de fotos, Dunga fecha treino.

  • Revista Placar 08-07-10, Dunga joga Robinho contra o time.

  • Revista Veja, Edição 2169/ 16 de junho de 2010, Dunga, o maquiavélico.

  • Revista Lance Net! Publicada em 20/6/2010 às 19:31 Dunga questiona a expulsão de Kaká

  • Revista Placar 20/06,19:58h ,Dunga se rende a Luís Fabiano e critica arbitragem.

  • Revista Placar 20/06 20:01h, Em dia de Rei e Deus, Luís Fabiano classifica o Brasil

  • Revista Placar 21/06 20:02h, Felipe Melo avisa portugueses: Brasil vai para cima

  • Revistas Veja Edição 2170 / 13 de junho de 2010, A Força Expedicionária Brasileira

  • Revista Placar 19/06 , 13:57h , Gilberto Silva treina sem problemas, mas Dunga fecha até rachão.

  • Revista Istoé, N° Edição: 2121, 02.Jul - 21:00, Atualizado em 10.Jul.10 - 20:40

  • Revista Lance Net! Publicada em 19/6/2010 às 7:26, Luis Fabiano luta contra maior jejum dos atacantes recentes.

  • Revista Lance net! Publicada em 20/6/2010 às 18:47, Julio Cesar sai satisfeito com a Seleção

  • Revista Lance! Publicada em 14/6/2010 às 17:23, Kaká não sabe quanto tempo irá aguentar na estréia

  • Revista Lance Net! Publicada em 20/6/2010 às 19:17, Kaká se recusa a falar de sua expulsão.

  • Revista Lance Net! Publicada em 20/6/2010 às 17:19, Luis Fabiano brilha e Brasil bate à Costa do Marfim.

  • Revista Placar 12/06 , Maicon avisa: “Eu confio em nossa camisa 10″

  • Revista Placar 08-07-10, Robinho jogou a Copa acima do peso

  • Revista Lance! Publicada em 15/6/2010 às 6:08, Robinho: Mané ou João na Seleção Brasileira?

  • Revista Lance! Publicada em 4/7/2010 às 15:48, Dunga é demitido da Seleção Brasileira.

  • Revista Lance! Publicada em 4/7/2010 às 5:43, Felipe Melo é vaiado, enquanto Júlio Cesar é aplaudido

  • Revista Lance!, Publicada em 5/7/2010 às 6:02, Jorginho sai queimado da Seleção Brasileira.

Jornais observados na coleta de dados

  • Jornal A Razão, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

  • Jornal Correio do Povo, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

  • Jornal Correio Braziliense, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

  • Jornal Diário de Santa Maria, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

  • Jornal Folha de São Paulo, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

  • Jornal O Globo, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

  • Jornal Zero Hora, Publicações de 11/06/2010 à 11/07/2010.

Rádios utilizadas para gravações

  • Rádio Globo de São Paulo.

  • Rádio Globo de Rio de Janeiro.

  • Rádio Globo de Minas Gerais.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 157 | Buenos Aires, Junio de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados